top of page

Roda da Vida: Propósito, benefícios e aplicação na prática

Atualizado: 29 de mai.

Se você já se sentiu perdido ou insatisfeito consigo mesmo e percebeu que alguma área da sua vida não caminhava conforme gostaria, a Roda da Vida, uma ferramenta de autoconhecimento, poderá te ajudar a levar uma vida com mais equilíbrio.


Vamos te contar tudo sobre a Roda da Vida e como utilizar essa ferramenta de coaching de forma estratégica para o desenvolvimento pessoal e também no desenvolvimento da sua carreira.


Vamos embarcar nessa jornada de aprendizado!?

Mulher sentada no sofá preenchendo a roda da vida

Entendendo o propósito da Roda da Vida

Primeiramente, precisamos compreender que somos seres em constante desenvolvimento que, durante a maior parte do tempo, não estamos totalmente satisfeitos com a trilha que caminhamos.


Todos queremos nos sentir saudáveis, ter boas relações pessoais, estar alinhado com os nossos propósitos de vida, ter um equilíbrio financeiro e evoluir profissionalmente.


Porém conquistar esse estado de satisfação, segurança e tranquilidade pode não ser um caminho fácil, mas não precisa ser assim tão difícil.


Desta forma, especialistas em saúde que atuam na área de bem-estar/qualidade de vida desenvolveram a ferramenta de autoconhecimento Roda da Vida, para que possamos classificar o nosso nível de satisfação pessoal com cada uma das dimensões-chave do bem-estar, buscando o aprimoramento contínuo.


Vamos conhecer todas as dimensões a seguir!


Roda da Vida: As dimensões do bem-estar

As dimensões da roda da vida refletem o nosso estado de satisfação com nossa vida atual. Os pilares que apresentaremos a você são físico, social, profissional, financeiro e espiritual.


Existem algumas variações da Roda da Vida, porém a que trouxemos neste conteúdo é a que os nossos especialistas aplicam em palestras focadas em bem-estar, que contém 5 dimensões.


Convidaremos mais a frente para que você realize o teste após conhecer cada uma das dimensões.


Veja a seguir!

Dimensões da roda da vida na versão ElevaLife.

1 – Dimensão Física

A dimensão física diz respeito à nossa saúde, disposição e vitalidade que resultam do autocuidado que temos frente à alimentação, nível de atividade física e qualidade do sono.


2 – Dimensão Social

Já a dimensão social está relacionada com à qualidade dos nossos relacionamentos, sejam eles conjugais, familiares, amizades ou profissionais.


Ou seja, é a maneira que interagimos e compartilhamos nossas emoções e sentimentos, incluindo momentos de lazer!


3 – Dimensão Profissional

É o que fazemos todos os dias, como ocupamos nosso tempo, como produzimos e nos sentimos úteis perante o trabalho realizado.


Ou seja, estar em desenvolvimento, aprendendo e trabalhando com prazer contribui positivamente na conquista do bem-estar.


4 – Dimensão Financeira

Estar bem financeiramente não significa ter muito dinheiro, mas sim ter segurança e tranquilidade. Sabemos que não é fácil viver na escassez, mas é ainda pior viver estando sempre preocupado.


Encontrar o equilíbrio financeiro realizando uma boa gestão do seu dinheiro e controle das contas é essencial.


Contudo você pode ter dívidas, sem ter alcançado ainda o equilíbrio financeiro, mas ainda sim ter uma boa classificação nessa dimensão, pois está buscando manejar suas finanças com tranquilidade e focando na recuperação da saúde financeira!


5 – Dimensão Espiritual

Esta dimensão não tem relação com uma religião, mas sim com a nossa busca pela evolução moral, aprendendo a respeitar as diferenças e se aprimorar como ser humano.


Alguns buscam se conectar com seu ‘eu interior’, outros fortalecem a fé por meio de sua religião, outros acreditam na lei de ação e reação e do merecimento, dentre muitas outras realidades.


Portanto, o importante é fortalecer sua fé e crer em algo que te motive a ser alguém melhor!


Aplicando a Roda da Vida na Prática

Agora convidamos para que você abra a Roda da Vida em pdf em uma nova aba do navegador e imprima ou anote suas respostas em um caderno.


Após esse passo, te convidamos a preencher na tabela o quanto você está satisfeito em cada uma das dimensões considerando:

  1. Muito insatisfeito

  2. Um pouco insatisfeito

  3. Nem satisfeito nem insatisfeito

  4. Satisfeito

  5. Muito satisfeito

Como a roda da sua vida ficou preenchida? Você se sente feliz com o que vê?

Este é um exercício muito importante para fazer e refazer e acompanhar sua evolução. Todos temos padrões mais positivos e outros nem tanto.


Assim, o caminho para que possamos alcançar padrões ainda melhores é planejar pequenas mudanças em nossa rotina diária com potencial de causar um grande impacto no bem-estar quando sustentadas.


Por exemplo, se você reparou que não está satisfeito com sua dimensão física, você poderá planejar pequenas mudanças como dormir mais cedo, praticar exercícios pelo menos 3 vezes na semana e por aí vai!


Dessa forma, com o passar dos meses, realize o teste novamente para entender a sua evolução em cada uma das dimensões do bem-estar!

Compartilhe os Benefícios da Roda da Vida!

Chegamos ao final do nosso conteúdo! Você pôde perceber como essa ferramenta tem o poder de clarear a nossa visão para que possamos observar os pontos de melhorias das nossas vidas.


Que tal compartilhar o conhecimento que você adquiriu aqui sobre a Roda da Vida com o seu time?


Caso queira expandir essa oportunidade de autoconhecimento para toda a empresa, avalie uma palestra sobre o tema desenvolvida por especialistas em bem-estar.


Portanto, vamos compartilhar o autoconhecimento com o mundo! Visite a nossa página do blog e tenha acesso a mais conteúdos ricos sobre saúde, bem-estar e produtividade.

Referências: Livro ‘O Fator Bem-Estar’ de Tom Rath, Editora Saraiva.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page