top of page

Bem-estar no trabalho: Entenda a importância e como planejar ações

Atualizado: 4 de ago. de 2023

O bem-estar no trabalho é essencial para que os funcionários consigam entregar o máximo de performance de forma saudável e positiva na empresa.


Afinal, com a alta pressão, demandas e riscos ocupacionais em que os trabalhadores são expostos, principalmente quando não geridos, podem resultar em danos à saúde, insatisfação, queda na produtividade, desenvolvimento de doenças e alto índice de absenteísmo.


Esses malefícios impactam diretamente no desempenho diário da companhia, que arca com gastos cada vez mais altos com plano de saúde e afastamentos do trabalho.


Equipe representando bem-estar no trabalho

Imagem/Reprodução - Canva


Em uma pesquisa realizada pela Mercer Marsh mostrou que gerir o absenteísmo ainda é desafio. Foi apontado que cerca de 29% das empresas não conhecem os motivos de afastamento dos funcionários.


Além disso, 49% das empresas que afirmam gerenciar esses afastamentos não têm um plano de ação para evitá-los.


Desse modo, investir em projetos para saúde e bem-estar do colaborador pode garantir a redução de gastos que poderiam ser direcionados a outras ações, além de proporcionar ao indivíduo um ambiente agradável e seguro para desenvolver suas atividades na empresa.


Continue este artigo e entenda o que é de fato o bem-estar no trabalho e quais são as ações recomendadas para aprimoramento.


Entenda a definição de bem-estar

De acordo com a definição da OMS (Organização Mundial de Saúde), afirma que o bem-estar é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


Então, se você pensa em oferecer bem-estar no trabalho, é importante construir projetos e ações que abrangem os pilares físicos, mentais e também sociais do colaborador.


Abordaremos cada um dos pilares a seguir:


- Bem-estar físico

O bem-estar físico está totalmente ligado à saúde de um indivíduo, não só, mas também disposição e vitalidade.


Para isso, é importante o cuidado com a alimentação, qualidade do sono e atividades físicas.


- Bem-estar mental

Sabemos que o ser humano é completo de emoções, pensamentos e sentimentos, não é mesmo?


Pois bem, o bem-estar está totalmente relacionado a forma como lidamos com o gerenciamento das nossas emoções, com a finalidade de buscar um equilíbrio emocional.


- Bem-estar social

Esse tipo de bem-estar está totalmente relacionado à forma que nos relacionamos com familiares, amigos, conjugais, amizades e até mesmo profissionais.


Desse modo, é como o indivíduo se relaciona na sociedade.


Quais são os benefícios de investir em ações para o bem-estar no trabalho

Ao ter um ambiente com uma cultura de saúde e bem-estar bem construída é possível se beneficiar de diversas vantagens. Veja a seguir quais são:


Diminuição do índice de absenteísmo

Absenteísmo é a ausência do profissional no ambiente de trabalho. Essa taxa tende a ser maior quando o colaborador se encontra insatisfeito com a empresa e o local de atividade.


O índice aceitável de absenteísmo circula entre 3 e 4%. Mais que isso é preciso acender o alerta.


Essa ausência influencia diretamente no nível de produtividade e entregas do colaborador.


Aumento do engajamento e pertencimento dos colaboradores

Com o desenvolvimento de novos projetos, palestras e atividades será possível observar um engajamento maior dos funcionários, mais satisfação e senso de pertencimento.


Mais conforto durante o dia a dia de trabalho

Oferecer ferramentas que auxiliem o indivíduo em seu dia a dia, como a análise do posto de trabalho para um ambiente ergonômico, que contribui para o bem-estar dos trabalhadores, uma vez que reduz o estresse físico e mental decorrente de condições inadequadas de trabalho.


A fisioterapia e a ginástica laboral também são duas áreas que têm como objetivo promover o bem-estar físico, principalmente no ambiente de trabalho.


Essas ações, além de prevenir lesões ocupacionais, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e promover um ambiente de trabalho e uma vida cotidiana mais saudáveis, seguros e produtivos, também garante que o colaborador poderá retornar à sua casa da mesma forma como chegou ao trabalho.


Redução da Taxa de Sinistralidade/Gasto com plano de saúde reduzido

Redução do índice de doenças ocupacionais, ou seja, aquelas doenças que são desenvolvidas em consequência de um ambiente de trabalho que conta com condições insalubres.


Não só, mas também por conta da falta de acompanhamento que não são regulados de acordo com as condições físicas do colaborador. Com isso, gera mais taxa de sinistralidade e até mesmo gasto com plano de saúde.


No entanto, quando o colaborador conta com atividades para ampliar sua saúde bem-estar, um ambiente confortável e principalmente adequado para o seu trabalho. Esses custos com plano de saúde e com a taxa de sinistralidade acabam sendo reduzidos.


Ações de bem-estar que podem ser inseridas no ambiente de trabalho

Visto que as ações de bem-estar no trabalho podem oferecer diversos benefícios aos colaboradores, veja a seguir algumas ações que podem ser inseridas no ambiente de trabalho.


1 - Oferecer um ambiente de trabalho seguro e confortável

Oferecer um ambiente de trabalho seguro e confortável é essencial para evitar qualquer tipo de doenças ocupacionais e garantir mais qualidade e produtividade ao colaborador.


Ter a ergonomia no ambiente de trabalho é essencial para garantir bem-estar físico e mental cognitivo.


2 - Estabelecer horários de trabalho flexíveis

Oferecer horários de trabalho flexíveis é importante para que o colaborador tenha total liberdade de escolher o período que é mais produtivo. Não só, como também garantir que o trabalho seja muito mais produtivo.


3 - Estimular a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho

A diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho são essenciais. Mas para isso, é importante que o ambiente esteja totalmente preparado para receber pessoas com diversas condições físicas.


Isso irá garantir que o colaborador consiga realizar os seus trabalhos de uma forma muito mais confortável.


4 - Promover atividades de grupo e lazer no ambiente de trabalho

Garantir que os seus colaboradores tenham atividades de lazer e em grupo no ambiente de trabalho, ajuda a garantir uma vida mais saudável. Não só, mas também aumenta a satisfação do colaborador em trabalhar na sua empresa.


Confira a seguir algumas atividades sugeridas:


- Ginástica laboral (Bem-estar físico e mental)

A ginástica laboral promove bem-estar físico e mental aos colaboradores. Esse tipo de ginástica garante que os colaboradores tenham exercícios de relaxamento, compensatório ou preparatórios.


Além de garantir uma boa qualidade de vida, a ginástica laboral pode reduzir o estresse físico e mental decorrente do trabalho, aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores.


- Fisioterapia do trabalho (Saúde osteomuscular)

A fisioterapia é uma área da saúde que busca prevenir, tratar e reabilitar doenças e lesões do sistema musculoesquelético, além de promover a melhoria da qualidade de vida.


No ambiente de trabalho, a fisioterapia pode ajudar a prevenir lesões ocupacionais, como a LER/DORT, que afetam principalmente os membros superiores, por meio de exercícios de fortalecimento muscular, alongamentos e outras técnicas.


- Assessoria esportiva (Bem-estar físico)

Contar com uma assessoria esportiva, oferece bem-estar físico aos colaboradores. Afinal, ajuda a promover a prática de exercícios físicos com mais segurança e garantindo resultados positivos.


- Mindfulness (Bem-estar mental)

Esse é o tipo de prática que ajuda a montar um grupo de colaboradores, para realizar atividades destinadas ao processo de meditação.


Conheça a ElevaLife

A ElevaLife é uma empresa parceira de RH’s e SST’s no cuidado ao colaborador e às exigências do trabalho.


Com serviços de Ergonomia, Fisioterapia, Ginástica Laboral e Assessoria Esportiva, é totalmente preparada para garantir que os seus colaboradores tenham uma vida mais ativa e saudável.


Para entender como a ElevaLife pode te ajudar, entre em contato e converse com um especialista!



Kommentarer

Bedømt til 0 ud af 5 stjerner.
Ingen bedømmelser endnu

Tilføj en rating
bottom of page