Mudar hábitos e costumes não é fácil, concorda? E durante os últimos meses acabamos sendo ‘obrigados’ a mudar parte de nossa rotina devido a medidas de proteção e prevenção ao covid-19.
Neste cenário temos ouvido muitos relatos de pessoas que estão buscando aproveitar este momento de mudanças para desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado, mesmo em meio a altas demandas de trabalho, como um preparo para sair mais forte quando ‘a vida voltar ao normal’.
Neste processo, em que momentos de autorreflexão fazem parte, é comum avaliarmos comportamentos que estão ligados ao nosso estilo de vida, como por exemplo, o nível de atividades físicas, a rotina alimentar e as estratégias para o controle do estresse.
Todos sabemos que um estilo de vida ativo e equilibrado são essenciais para a prevenção de diversas doenças, principalmente as crônicas não transmissíveis como Diabetes, hipertensão e cardiopatias, todas elas com origem multifatorial.
Esta origem se relaciona a fatores não-modificáveis (herança genética, gênero, idade...) e a fatores modificáveis, como o ambiente em que vivemos e os comportamentos e hábitos que desenvolvemos durante a vida, que inclui ter de encarar trânsito todos os dias, viver em local com ar mais puro ou não, consumo excessivo de álcool ou tabaco e alimentação desregrada, por exemplo.
No Brasil, pesquisas realizadas pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo mostram que 80% das comorbidades estão relacionadas aos fatores modificáveis.
Etapas da mudança de comportamento
Identificar os fatores de riscos e planejar mudanças comportamentais que levem à promoção de um estilo de vida mais equilibrado não é algo do dia pra noite, e sim um processo que envolve etapas.
No ano de 1982, os pesquisadores James Prochaska e Carlo Diclemente desenvolveram um estudo chamado Modelo Transteórico de Mudança (MTT), que visa compreender como ocorre a mudança de uma determinada conduta viciante, envolvendo nossas emoções, cognição e comportamentos. Esse modelo é estruturado nos seguintes pilares:
Pré contemplação: nesta fase, o indivíduo nega a existência do problema, pois não sabe que precisa mudar seu comportamento.
Contemplação: nessa etapa, o indivíduo reconhece que tem um problema, mas ainda não toma uma atitude a respeito dele. Começa a pontuar os pontos positivos e negativos da mudança.
Preparação: aqui, o indivíduo se apresenta pronto para a mudança, após perceber e entender o seu problema.
Ação: o indivíduo começa a colocar em prática transformações que mudarão o seu padrão de comportamento.
Manutenção: neste estágio a disciplina é exigida para que o novo hábito ou padrão se sustente e recaídas sejam evitadas.
Recaída: pode fazer parte do processo de mudança, traduzida por uma interrupção do estágio de ação ou de manutenção, com riscos de retorno aos estágios iniciais de modelo.
Término: o processo estará concluído quando o indivíduo demonstrar que não irá ceder à tentação de retornar ao comportamento antigo.
Como aumentar as chances de sucesso?
É importante termos em mente de que todo processo de mudança mudança de comportamento é individual e pessoal.
Independente da mudança que queremos fazer em nosso comportamento para conquistarmos mais saúde, bem-estar e uma longevidade com qualidade (ter uma alimentação mais natural, praticar atividades físicas regularmente, abandonar vícios – por exemplo), é importante reforçar que elas demandam esforço, persistência e também paciência (e muitas vezes suporte de profissional da saúde).
Muitas pessoas precisam e querem mudar comportamentos, mas muitas vezes tem dificuldade. Porém, seguindo as etapas do Modelo Transteórico de Mudança (MTT) proposto, é possível visualizarmos em qual fase nos encontramos para trabalhar internamente a melhor forma de caminhar para a seguinte.
Mudar é um processo circular e podemos passar pelas mesmas etapas por várias vezes.
Mas, uma vez que enxergamos onde estamos e onde queremos chegar, conseguimos gerenciar racionalmente a melhor forma de atingir nossos objetivos até que a mudança se torne permanente em nossas vidas.
Sobre Nós
Somos uma empresa de Educação em Saúde determinada a atuar como um elo entre a empresa e seus colaboradores para fortalecer a cultura de saúde e bem-estar e os resultados de programas e benefícios.
Nosso portfólio foi estruturado para potencializar a promoção à saúde e a prevenção de doenças. Acesse o site e conheça os nossos serviços.
Comments