top of page

O que é sedentarismo e prevenção no ambiente corporativo

Atualizado: 29 de set. de 2023

Entender o que é sedentarismo e quais são as medidas de prevenção recomendadas é essencial para promover mais qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.


Entre os anos de 2020 e 2023, cerca de 500 milhões de pessoas devem desenvolver doenças cardíacas, diabetes, obesidade e entre outras doenças não transmissíveis por falta de atividade físicas. Essas informações foram comprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


O que é sedentarismo

Afinal, o que é sedentarismo?

O sedentarismo é a falta ou redução de atividades esportivas e físicas, resultando assim em um gasto calórico mais reduzido.


Desse modo, se a população de uma empresa não pratica atividades físicas de forma regular, terá dificuldades para executar as principais tarefas e ainda pode desenvolver doenças crônicas e outros problemas.


Visto que essa situação é preocupante, descubra neste artigo quais são as consequências do sedentarismo, como é possível prevenir e o papel das empresas na prevenção.


Quais são as recomendações da OMS?

De acordo com a OMS, as novas diretrizes recomendam fazer pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada e vigorosa por semana para todos os adultos.


Essa recomendação inclui para pessoas que vivem com doenças crônicas e incapacidade. Além disso, é recomendado uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.


A organização ainda explica que a atividade física traz muitos benefícios para a melhora da saúde e reduz riscos de mortalidade por doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, além de ser importante para a saúde mental, saúde cognitiva e sono.


Para pessoas idosas, que possuem mais de 65 anos, é aconselhado investir em atividades que foquem no equilíbrio e coordenação. Essas atividades também ajudam no fortalecimento muscular para prevenir quedas e também melhorar a saúde.


Quais são as consequências do sedentarismo no trabalho?

sedentarismo no trabalho

Fonte: Imagem/Reprodução – Freepik


Ao saber o que é sedentarismo, é importante ressaltar que a inatividade oferece algumas consequências para o ambiente corporativo.


O alto nível de sedentarismo dentro da empresa pode gerar diversos problemas para os trabalhadores, como: doenças crônicas, cansaço, atrofia muscular, ansiedade e depressão.


Tudo isso pode gerar para a empresa maiores custos com planos de saúde e pouca produtividade por parte do trabalhador.


Sendo assim, veja a seguir quais são as principais consequências que a inatividade pode gerar aos trabalhadores.


Risco de doenças crônicas

  • Diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) que pode desencadear alguns problemas como lesões renais, oculares, neurológicas e infecções nos pés ou problemas mais graves como AVC e insuficiência cardíaca.


  • Obesidade

O excesso de peso é algo que afeta um a cada cinco brasileiros. Essa comorbidade impacta diretamente na redução da expectativa de vida e no aumento da mortalidade.


  • Problemas cardiovasculares

São alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos, incluindo a doença cardíaca coronária (doença que afeta os vasos sanguíneos que irrigam o coração), a hipertensão e a arteriosclerose.


Outros problemas decorrentes do sedentarismo

  • Cansaço

Um outro problema que também é consequência do estilo de vida sedentário é o cansaço. Desse modo, as atividades do dia a dia se tornam mais difíceis de serem realizadas.

Para entender melhor, imagine uma pessoa sedentária, se essa tiver a tarefa de subir escadas ou caminhar constantemente durante o seu dia a dia de trabalho, pode ser muito desgastante.


Sem contar que o cansaço também pode oferecer baixa produtividade no trabalho. Isso afeta diretamente na performance e entrega dos projetos.


Ansiedade e depressão

Pessoas que não praticam atividades físicas e esportivas possuem mais chances de desenvolver ansiedade e depressão.


Durante as atividades físicas, o corpo sofre a liberação de hormônios e impacta diretamente na saúde fisiológica e psicológica do ser humano, de acordo com a pesquisa da BMC Public Health.


O papel da organização na prevenção do sedentarismo

sedentarismo

Fonte: Imagem/Reprodução – Freepik


Atualmente, não existe uma separação entre o trabalho e a vida pessoal do trabalhador, já que são um conjunto de situações diferentes que uma mesma pessoa vivencia.


É essencial que a empresa se preocupe com a saúde de seus trabalhadores e planeje ações para prevenir o sedentarismo e conscientize dentro do ambiente de trabalho a respeito do sedentarismo e seus malefícios.


Nossos especialistas selecionaram algumas ações que você poderá investir para estimular a população da empresa a aderir um estilo de vida mais ativo e saudável.


Ações de Incentivo a Atividades Físicas


  • Assessoria Esportiva

A assessoria esportiva possui como principal objetivo promover a prática de exercícios físicos com segurança e resultados.


Desse modo, desenvolvemos nosso time de profissionais de Educação Física para prescrever e acompanhar Programas de Treinamento Físico, tanto presencial, como remoto.


Atuando assim em modalidades-chave, como corrida, treinamento funcional, yoga e grêmio esportivo (musculação).


Além disso, a integração com nutricionista e fisioterapeuta oferecem diferenciais ao atendimento. Isso acontece, principalmente quando direcionada à população com doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).


Ajudando assim nas mudanças de hábitos necessárias para a prevenção e também promoção da saúde e qualidade de vida.


  • Intervenções – Eventos Internos

No decorrer do ano, é importante elaborar um calendário anual de ações voltadas à saúde do colaborador em conjunto com uma empresa especializada.


Desse modo, é possível desenvolver intervenções como palestras, ações pontuais, dinâmicas em grupo, informativos, blitz e coaching de saúde e bem-estar.


  • Ginástica laboral

Feito no local de trabalho, a prática é facilitada. A ginástica laboral é uma atividade que pode ser praticada de forma presencial no local de trabalho ou funcionário ou até mesmo, transmitido ao vivo por uma plataforma online. Desse modo, facilita a prática e presença por parte dos funcionários.


Todos os exercícios são focados na preparação física do colaborador para iniciar o seu expediente. Promovendo assim, mais bem-estar durante o seu dia de trabalho.


Solução completa para a sua empresa!

Professora aplicando Ginástica Laboral

Fonte: Imagem – ElevaLife

A ElevaLife é uma empresa focada em Saúde e Bem-Estar Corporativo. Desse modo, ajuda os colaboradores a terem uma vida muito mais ativa, oferecendo serviços de Assessoria Esportiva, Ginástica Laboral e Sipat e Eventos de Saúde e Bem-Estar.


Além disso, auxilia empresas a minimizarem custos com planos de saúde e gerar mais produtividade e qualidade de vida aos trabalhadores.

Aproveite para conhecer a ElevaLife, entrar em contato e conversar com um especialista para mais informações.

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page