top of page

Benefícios Para Funcionários: Ginástica Laboral ou Academia?

Atualizado: 29 de set. de 2023

Quando se trata de pessoas, os benefícios para funcionários oferecidos pelas empresas, poderão fazer toda a diferença no resultado desejado.


Já que é uma das maneiras de demonstrar a valorização do funcionário e buscar o equilíbrio entre a produtividade e a saúde e qualidade de vida dentro das organizações.


De acordo com a 30° Pesquisa de Benefícios da Marsh em 2021, 62% das empresas vão destinar R$330,44 por colaborador para investir em ações como atividades físicas e saúde mental.


Isso mostra a importância que o tema tem na atualidade e o quanto as empresas que não pensam em oferecer algum tipo de benefício voltado ao bem-estar do colaborador, poderão abrir margem para concorrência, inclusive na contratação da melhor mão de obra.


Hoje abordaremos dois benefícios para funcionários que muitas empresas já utilizam por saberem dos bons resultados que a prática regular de exercícios físicos oferece, tanto para a saúde física, quando na mental, sociabilização e principalmente o autoconhecimento.


Vamos lá?

Benefícios para funcionários

O que é a Ginástica Laboral?

O primeiro benefício que falaremos é a Ginástica Laboral, sendo um exercício físico de curta duração (10-15min), orientado por um profissional de educação física, durante uma pausa feita no horário de trabalho.


Com o objetivo de reduzir os impactos gerados pelos afastamentos de trabalho, muitas empresas adotam a prática como ferramenta para minimizar a intensidade que naturalmente o trabalho pode gerar aos colaboradores.


Mesmo sendo um exercício físico de curta duração, existem vários benefícios que caminham em paralelo com o tema:


Fácil Acesso a Prática de Exercício Físico

Normalmente as pessoas precisam se deslocar até uma academia ou parque para ter acesso a alguma prática, a Ginástica Laboral tem a vantagem de ser oferecida no próprio ambiente de trabalho e, portanto, gerar mais contato entre os colaboradores e a prática.


Valorização e Satisfação

Oferecer a prática aos colaboradores é um investimento, porém, o retorno direto está ligado a satisfação e sensação de pertencimento dos colaboradores.


A consequência será uma equipe mais engajada, feliz e produtiva.


Interação Social

Durante o dia, a Ginástica Laboral é um momento em que os colaboradores dão uma pausa no trabalho e além da prática, vivenciam um momento de interação.


Desta forma, o retorno ao trabalho poderá ganhar mais força.


Uma das principais maneiras de alcançar a interação social, são as dinâmicas de grupo, que tem o poder de “desligar” o pensamento do trabalho e por alguns minutos aumentar a interação entre os colegas.


Portanto, prática contínua da Ginástica Laboral causa a melhora positiva no clima organizacional, proporcionando equipes de trabalho com mais união.


Alívio Mental e Estímulos Físicos

Certamente os colaboradores não produzem em alta intensidade o dia inteiro, existem pessoas que preferem o período da manhã e outras que desta forma não funcionam.


Porém, sabemos que estresse não controlado poderá deixar qualquer pessoa com baixa performance durante todo o período de trabalho.


Através da Ginástica Laboral, podemos utilizar temas específicos para sincronizar os movimentos com a respiração, gerando um alívio mental para que as tarefas de trabalho sejam produzidas com mais facilidade e menos energia.

Benefícios para Funcionários: Academia. Quais são as vantagens?

Durante nossa vida, temos várias tarefas como acordar cedo para levar o filho na escola, participar de reuniões, definir projetos, tirar um tempo para momentos de lazer, manter uma alimentação balanceada e claro beber muita água.


Já parou para pensar que sua vida é bem parecida a de um atleta?


Isso mesmo, o mundo de hoje está intenso e acelerado, e para dar conta de todas as tarefas e ainda aproveitar o que a vida oferece, é necessário preparar o corpo.


A prática de exercícios físicos, com certeza, é uma maneira de fazer isso.


Veja a seguir!


Treinamento Físico e Saúde

Com o passar dos anos nosso corpo não tem a mesma facilidade para desempenhar as atividades do dia a dia, é necessário de desgastar um pouco mais para dar conta de tudo.


Através do acesso as academias e o acompanhamento específico, conseguimos retardar este processo natural de degradação do corpo, é como se tivéssemos um “upgrade” na data de validade.


Desta forma, podemos construir um estilo de vida mais ativo e principalmente, manter os níveis vitais regulados.


Interação Social

As pessoas que frequentam academias têm um objetivo em comum e podem compartilhar outras afinidades, tornando mais fácil a interação e construção de comunidades.


A interação social é um pilar importante do bem-estar, sendo benéfica para o corpo e mente.


Diversas Modalidades Disponíveis

Quando se houve falar em academia, logo vem na mente aquele monte de peso e aquela necessidade fazer forma extrema para adquirir músculos fortes, claro que musculação é uma das principais atividades para retardar o processo de degradação, na qual citamos anteriormente.


Mas na academia existem outras atividades como dança, pilates, alongamento e o próprio treino de força em formato de circuito.


A ideia central é identificar a comunidade que queremos fazer parte e enquanto ainda não encontramos, o ideal é experimentar.


Estímulos para o autocuidado

Normalmente nosso cérebro busca desempenhar as atividades que gastam menos energia, por isso é tão gostosa a sensação deitar no sofá e assistir televisão.


Sabemos que dessa forma podemos desencadear várias doenças crônicas, inclusive a obesidade. Mas como criar hábitos saudáveis e “fortalecer” o autocuidado?


Estímulos que vão além do que o corpo consegue desenvolver, poderá gerar desistência precoce, o ideal é iniciar com pequenas doses de exercícios físicos e aumentar a quantidade gradativamente, combinando sempre atividades que geram prazer.


Os resultados acontecerão e devemos comemorar cada um deles.


Combate Doenças Crônicas e Auxilia no Controle do Estresse

A prática frequente de exercícios evita a formação de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares dentre outras.


Além disso, assim como a Ginástica Laboral, frequentar a academia auxilia no alívio e controle do estresse, beneficiando a saúde mental, sendo tão importante quanto a saúde física.


Afinal, entre Ginástica Laboral e Academia, qual ou quais benefícios para funcionários oferecer?

Já está comprovado a qualquer indivíduo que tenha a prática de exercícios físicos em seu dia a dia, poderá viver melhor e durante as atividades de trabalho ser eficiente ao ponto de entregar resultados positivos sem deixar a saúde de lado.


Se sua organização conta com um índice alto de DCNT e sedentarismo, oferecer um benefício de academia pode ser uma escolha certeira.


Agora se você deseja aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar o clima organizacional e promover a valorização da saúde e bem-estar no trabalho, a Ginástica Laboral poderá sair na frente!


Essa matéria foi útil para você? Esse conteúdo foi desenvolvido pelos especialistas em saúde e bem-estar da ElevaLife.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page