top of page

Ginástica Laboral nas empresas: Os benefícios para a saúde e produtividade

Atualizado: 21 de jun. de 2023

A Ginástica Laboral nas empresas é uma prática extremamente importante para garantir mais saúde e bem-estar aos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.


Nos dias atuais, onde a vida profissional é cada vez mais sedentária e a carga de trabalho aumenta constantemente, torna-se essencial buscar alternativas para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores.


Nesse contexto, a ginástica laboral surge como uma prática de exercícios físicos realizada no ambiente de trabalho, com o objetivo de promover benefícios tanto para os trabalhadores quanto retornos positivos para as empresas.

Ginástica laboral nas empresas

Veja neste artigo tudo sobre a Ginástica Laboral, como surgiu, como funciona essa prática em empresas, quais são os tipos e benefícios tanto para a saúde, como também para a produtividade dos colaboradores.


Como surgiu a Ginástica Laboral?

Um dos primeiros registros sobre a Ginástica Laboral, foi em um livro, chamado de Ginástica de Pausa Destinada aos Operários. Esse mesmo livro foi editado na Polônia, no ano de 1925.


Após o primeiro sinal desse primeiro registro, essa modalidade foi introduzida na Holanda e também na Rússia. Já na década de 1960 foi disseminada para outros países, como Alemanha, Suécia, Japão e entre outros países.


Apenas no ano de 1960 aconteceu a consolidação e a obrigatoriedade da ginástica laboral compensatória no Japão. O principal objetivo dessa prática é diminuir os acidentes de trabalho, melhorar o bem-estar e garantir mais produtividade dos colaboradores.


Sendo assim, é possível observar que a Ginástica Laboral, desde o seu surgimento, vem oferecendo diversos benefícios tanto para os praticantes, quanto para organizações que contratam o serviço.


Como funciona a Ginástica Laboral nas empresas?

A Ginástica Laboral é um conjunto de exercícios físicos geralmente leves e específicos. Esses exercícios podem ser realizados no ambiente de trabalho ou até mesmo de forma online.


Com o objetivo de melhorar a saúde, evitar lesões e algumas doenças ocupacionais, visam à promoção da saúde do trabalhador, através de sessões que, comumente, duram de 10 a 15 minutos, com as mesmas vestimentas que o funcionário utiliza no seu dia a dia.


A Ginástica Laboral é baseada em técnicas de alongamento, mobilidade, relaxamento, respiração, equilíbrio, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.


Variações da Ginástica Laboral

Quando falamos em Ginástica Laboral, ela pode ser:


1 - Ginástica Laboral Preparatória

Ideal para o início do trabalho tem o objetivo de iniciar a preparação para a jornada de trabalho.


2 - Ginástica Laboral Compensatória

Durante o expediente de trabalho.


3 - Ginástica Laboral de Relaxamento

Recomendada após a rotina de trabalho ela tem o objetivo de suavizar o ritmo de trabalho, reduzindo o estresse e aliviando tensões que foram adquiridas durante o dia.


4 - Ginástica Laboral Corretiva

Em trabalho com a Ergonomia, a fim de reduzir desconfortos, a ginástica laboral corretiva procura encontrar o equilíbrio muscular exigido durante o expediente de trabalho.


Conheça os benefícios da Ginástica Laboral para a saúde dos colaboradores


Melhora da condição física

A prática regular de Ginástica Laboral contribui para o fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e melhora da resistência física.


Esses benefícios ajudam a prevenir lesões e problemas posturais, tão comuns no ambiente de trabalho.


Redução do estresse

Benefícios da ginástica laboral nas empresas

A rotina de trabalho muitas vezes está associada a altos níveis de estresse. A Ginástica Laboral proporciona momentos de descontração e relaxamento, liberando endorfina e reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.


Estímulo à circulação sanguínea

A prática de exercícios físicos estimula a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos tecidos e órgãos. Isso resulta em maior disposição e redução do risco de doenças cardiovasculares.


Prevenção de doenças ocupacionais

A Ginástica Laboral auxilia na prevenção de doenças ocupacionais, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e a DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), que são comuns em ambientes de trabalho que exigem movimentos repetitivos.


Conheça os retornos positivos de aderir Ginástica Laboral nas empresas


Veja a seguir alguns benefícios que a Ginástica Laboral pode oferecer para a sua organização:


Aumento da produtividade e desempenho

Colaboradores saudáveis e motivados tendem a ser mais produtivos. A Ginástica Laboral, ao promover o bem-estar físico e mental, contribui para a melhoria da qualidade do trabalho realizado, resultando em maior eficiência e produtividade.


Os exercícios ajudam os colaboradores a terem mais motivação para começar o dia de trabalho, aumentando a produtividade.


Além disso, ainda garantem que o corpo do trabalhador esteja preparado para realizar as atividades durante a sua jornada de trabalho.


Previne lesões ocupacionais

Os exercícios, quando preparados de forma estratégica, ajudam a prevenir doenças relacionadas ao trabalho como a DORT (Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e LER (Lesões por Esforços Repetitivos).


Só em 2019 quase 39 mil trabalhadores foram afastados por LER/Dort. Dessa forma, a Ginástica Laboral auxilia na redução de custos com afastamentos e tratamentos médicos.


Reduz o absenteísmo

A prática regular de Ginástica Laboral está associada à redução do absenteísmo, ou seja, à diminuição do número de faltas dos colaboradores.


Afinal, esse problema pode ser causado pelo estresse elevado, desconfortos, desmotivação e entre outros problemas, fazendo com que o colaborador deixe de ser assíduo no seu trabalho.


Empresas que possuem um grande número de colaboradores nessa situação acabam tendo diversos prejuízos. No entanto, pode ser minimizado por meio da ginástica laboral.

Ginástica laboral nas empresas reduz o estresse

Reduz o estresse

Quando os colaboradores chegam na metade da jornada de trabalho, é possível observar cansaço, estresse e entre outros fatores que prejudicam no bom desenvolvimento do trabalho.


Sendo assim, quando o colaborador conta com ginástica de relaxamento, pode ajudar a relaxar os músculos e evitar o estresse mental durante as próximas horas de trabalho.


Melhoria do clima organizacional

A introdução da Ginástica Laboral nas empresas demonstra o cuidado e preocupação da organização com o bem-estar dos colaboradores. Isso contribui para criar um ambiente de trabalho mais positivo e estimulante, fortalecendo o senso de pertencimento e a motivação dos funcionários.


Um aliado da ergonomia

Com a prática de exercícios leves, como alongamentos, ajudam na correção da postura do colaborador. Desse modo, minimiza dores e desconfortos, sem contar que ajuda a garantir mais conforto durante a jornada de trabalho do colaborador.


Como implementar a Ginástica Laboral na empresa?

Para implementar a ginástica laboral na empresa, é importante investir em algumas áreas. Veja a seguir como implementar:


Busque por empresas especializadas em saúde e bem-estar corporativo

Uma empresa especializada na saúde e bem-estar de colaboradores é essencial para garantir a implementação, o sucesso do programa e a evolução dessa prática dentro do ambiente corporativo.


Incentive a participação

Para que os colaboradores participem da Ginástica Laboral, é essencial que você comunique, faça a divulgação de todos os benefícios que oferecem, compartilhe os horários e locais que acontecerão essas aulas.


Desse modo, os seus colaboradores aos poucos passam a se sentir confortáveis para realizar os exercícios e garantir uma jornada de trabalho mais produtiva.


Conclusão

A Ginástica Laboral apresenta uma série de benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas.


Ao investir nessa prática, as organizações demonstram seu compromisso com o bem-estar dos funcionários, criando um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e motivador.


Além de ajudar a prevenir doenças ocupacionais, jornadas de trabalho estressantes, dores musculares e entre outros problemas.


Portanto, empresas que buscam melhores resultados e satisfação de seus colaboradores, é essencial adesão à estratégia da Ginástica Laboral. Essa prática garantirá benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa contratante, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.


Sobre a ElevaLife

Somos uma empresa preparada para garantir ginástica laboral e entre outros projetos para a saúde e bem-estar dos seus colaboradores.


Contamos com um time especializado para oferecer todos os exercícios e práticas de exercícios que os seus colaboradores precisam para ter uma boa jornada de trabalho.


Ajudamos a sua empresa a ter profissionais produtivos, prevenir doenças ocupacionais e manter o engajamento e assiduidade dos profissionais no trabalho.


Sendo assim, se você está pensando em promover mais saúde, bem-estar, motivação e produtividade aos seus colaboradores, então, não deixe de conhecer os nossos serviços.


Entre em contato com um especialista agora mesmo e saiba como podemos te ajudar!

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page