Você já se sentiu perdido ou insatisfeito consigo mesmo?
Se sua resposta é sim, em algum momento você percebeu que alguma área da sua vida não estava caminhando conforme gostaria, não é?
Hoje vamos te contar tudo sobre a ferramenta Roda da Vida, utilizada de forma estratégica para auxiliar no desenvolvimento pessoal e também no desenvolvimento de carreiras no ambiente corporativo.
Vamos embarcar nessa jornada de aprendizado!?
O Propósito da Roda da Vida
Primeiramente, precisamos compreender que somos seres em constante desenvolvimento que, durante a maior parte do tempo, não estamos totalmente satisfeitos com a trilha que caminhamos.
Todos queremos sentir-se saudáveis, ter boas relações pessoais, estar alinhado com os nossos propósitos de vida, ter um equilíbrio financeiro e evoluir profissionalmente.
Porém conquistar esse estado de satisfação, segurança e tranquilidade pode não ser um caminho fácil, mas não precisa ser assim tão difícil.
Desta forma, especialistas em saúde que atuam na área de bem-estar/qualidade de vida desenvolveram a ferramenta de autoconhecimento Roda da Vida, para que possamos classificar o nosso nível de satisfação pessoal com cada uma das dimensões-chave do bem-estar, buscando o aprimoramento contínuo.
Vamos conhecer todas as dimensões a seguir!
Roda da Vida e as Dimensões do Bem-Estar
As dimensões refletem o nosso estado de satisfação com nossa vida atual. Os pilares que apresentaremos a você são físico, social, profissional, financeiro e espiritual.
Existem algumas variações da Roda da Vida, a que trouxemos neste conteúdo é a que nossos especialistas aplicam em palestras focadas em bem-estar, contendo 5 dimensões.
Convidaremos para que você realize o teste no final do conteúdo, após conhecer cada uma das dimensões.
Veja a seguir!
1 – Dimensão Física
A dimensão física diz respeito à nossa saúde, disposição e vitalidade que resultam do autocuidado que temos frente à alimentação, nível de atividade física e qualidade do sono.
2 – Dimensão Social
Já a dimensão social está relacionada com à qualidade dos nossos relacionamentos, sejam eles conjugais, familiares, amizades ou profissionais.
Ou seja, é a maneira que interagimos e compartilhamos nossas emoções e sentimentos, incluindo momentos de lazer!
3 – Dimensão Profissional
É o que fazemos todos os dias, como ocupamos nosso tempo, como produzimos e nos sentimos úteis perante o trabalho realizado.
Ou seja, estar em desenvolvimento, aprendendo e trabalhando com prazer contribui positivamente na conquista do bem-estar.
4 – Dimensão Financeira
Estar bem financeiramente não significa ter muito dinheiro, mas sim ter segurança e tranquilidade. Sabemos que não é fácil viver na escassez, mas é ainda pior viver estando sempre preocupado.
Encontrar o equilíbrio financeiro realizando uma boa gestão do seu dinheiro e controle das contas é essencial.
Contudo você pode ter dívidas, sem ter alcançado ainda o equilíbrio financeiro, mas ainda sim ter uma boa classificação nessa dimensão, pois está buscando manejar suas finanças com tranquilidade e focando na recuperação da saúde financeira!
5 – Dimensão Espiritual
Esta dimensão não tem relação com uma religião, mas sim com a nossa busca pela evolução moral, aprendendo a respeitar as diferenças e se aprimorar como ser humano.
Alguns buscam se conectar com seu ‘eu interior’, outros fortalecem a fé por meio de sua religião, outros acreditam na lei de ação e reação e do merecimento, dentre muitas outras realidades.
Porntanto, o importante é fortalecer sua fé e crer em algo que te motive a ser alguém melhor!
Aplicando a Roda da Vida na Prática
Agora convidamos para que você abra a Roda da Vida através deste link em uma nova aba do navegador e imprima.
Após esse passo, te convidamos a preencher na tabela o quanto você está satisfeito em cada uma das dimensões considerando:
- Muito insatisfeito
- Um pouco insatisfeito
- Nem satisfeito nem insatisfeito
- Satisfeito
- Muito satisfeito
Como a roda da sua vida ficou preenchida? Está satisfeito(a) com o que vê?
Este é um exercício muito importante para fazer e refazer e acompanhar sua evolução. Todos temos padrões mais positivos e outros nem tanto.
Assim, o caminho para que possamos alcançar padrões ainda melhores é planejar pequenas mudanças em nossa rotina diária com potencial de causar um grande impacto no bem-estar quando sustentadas.
Por exemplo, se você reparou que não está satisfeito com sua dimensão física, você poderá planejar pequenas mudanças como dormir mais cedo, praticar exercícios pelo menos 3 vezes na semana e por aí vai!
Compartilhe os Benefícios da Roda da Vida
Chegamos ao final do nosso conteúdo! Você pôde perceber como essa ferramenta tem o poder de clarear a nossa visão para que possamos observar os pontos de melhorias das nossas vidas.
Que tal compartilhar o conhecimento que você adquiriu aqui sobre a Roda da Vida com o seu time?
Caso queira expandir essa oportunidade de autoconhecimento para toda a empresa, avalie uma palestra sobre o tema desenvolvida por especialistas em bem-estar.
Portanto, vamos compartilhar o autoconhecimento com o mundo!
Visite a nossa página do blog e tenha acesso a mais conteúdos ricos sobre saúde, bem-estar e produtividade.
Referências: Livro ‘O Fator Bem-Estar’ de Tom Rath, Editora Saraiva.